Bioestimuladores: Sculptra e Radiesse

Feitos de polidioxanona (PDO), os fios de sustentação são uma nova técnica para efeito lifting e para estímulo à produção de colágeno. Existem dois tipos básicos de fios: os lisos (para estímulo de colágeno) e os espiculados (para ancoragem e tração do rosto).

Os fios lisos são inseridos no pescoço e em áreas onde bioestimuladores não podem ser aplicados, como a testa, entre as sobrancelhas, as pálpebras inferiores e ao redor da boca. Os fios espiculados são utilizados para fazer tração e reposicionamento da pele e da gordura e para reverter o processo natural de envelhecimento do rosto, fazendo
um efeito lifting.
O implante dos fios é feito no consultório, sob anestesia local. O período de recuperação é, em média, de dois a dez dias, pois ocasionalmente podem ocorrer alguns hematomas e, nesse período, é necessário evitar dormir de bruços.

O resultado da tração dos fios de sustentação é imediato, ainda que em alguns casos, acomodação completa dos tecidos ocorre em até quinze dias e os resultados de estímulo de colágeno começam em cerca de 90 dias. Os fios são totalmente absorvíveis pelo corpo e o seu tempo de degradação varia conforme as características individuais de cada paciente, levando geralmente de seis a nove meses. Porém, o estímulo de colágeno gerado ao redor do fio permanece por cerca de doze a dezoito meses.